top of page
bg.png
barra de logos vertical.png
Ativo 11.png
Ativo 21.png

A proposta de ‘Dípticos: Arte e Curadoria’, é incentivar abordagens que explorem, de maneira mais intensiva, a conversação criativa, ampliando as possibilidades de reconfiguração da relação artista-curador. Nessa verve de retroalimentação, esta chamada visa conduzir pares de realizadores a uma experimentação e inventividade quanto às confluências prático-teóricas em residência compartilhada.

Convocatória de Cartazes

Entre 2021 e 2024 o V21 promoveu uma convocatória de cartazes serigráficos, a partir de um tema, artistas de todo o Brasil podem inscrever seus trabalhos livremente via instagram usando a #convocatoriaV21. Todos os selecionados recebem parte da tiragem e porcentagem no lucro das impressões vendidas na nossa Loja.

vinisouza_edited.jpg
joakina.png
marina1.png
tina.jpg
Convocatória de Cartazes

ex

po

si

ção

O espaço expositivo do V21, o Largo, decididamente não é um Cubo Branco. A ideia é que o espectador se sinta acolhido nesse espaço, em meio aos trabalhos das/os artistas, em diálogo com eles… Como leitores, espectadores-participantes ou  coautores. Esse espaço tem 33 metros lineares e pé direito alto, a neutralidade do cimento queimado, a iluminação do teto branco e dos janelões verdes, o aconchego das plantas altas dos canteiros internos e bancos para descansar e poder ficar.

Projeto Frações

A primeira nota de uma música, a pitada de sal na receita, a introdução do texto, o projeto artístico. O Vilarejo 21 propõe e convida a/o artista ao desenrolar de uma linha, ao bate e volta. O projeto artístico Frações são ideias lançadas a pequenos grupos, que juntos criam, fazem arte coletiva, interferem, completam e sugerem sobre um mesmo trabalho.

Entre 2022 e 2024 o Vilarejo 21 abrigou os coletivos de colagem: Iló e deColagem coordenados por Lelia Lofego, os grupos se reuniram mensalmente no espaço do V21 para cortar e colar. Ao longo do projeto foram realizadas duas exposições, um zine, uma publicação por financiamento coletivo e o evento do dia mundial da colagem.

Coletivos de colagem

Eventos

O Vilarejo 21 está aberto a parcerias e desenvolve com outros espaços e agentes culturais eventos e propostas relacionadas às artes. Em 2022, o espaço recebeu o evento de improvisação musical e gravura chamado Tiragem Limitada, proposta de Luiz Gallina. Em 2023 e 2024, o Vilarejo 21 apoiou a realização da Lacuna, feira de impressos, gerida por Brida Abajur, Prahlada Hargreaves, Rafael Marques e Sofia Rodrigues Barbosa.

Dentre o Físico-Digital

Nos processos e trabalhos desenvolvidos Dentre o físico-digital, em 2021, observamos a utilização dos meios digitais não apenas como suporte, mas como linguagem, como mote conceitual, material, formativo, visual, técnico, político e poético... Os meios digitais, como forma de pensar as artes visuais, seja em encontros, confrontos ou desencontros, foi sempre dialógica entre essas/es artistas, que tiveram o privilégio de virar séculos.

Apresentamos Carlos Lin, Cíntia Falkenbach, Cirilo Quartim, Gersion de Castro, Janice Affonso, Leci Augusto, Luiz Gallina, Sanagê Cardoso e Suyan de Mattos.

Sob Peles e Casas

Sob Peles e Casas foi um projeto artístico desenvolvido no decorrer dos anos de 2020/21, tivemos como motivação conhecer e construir uma relação colaborativa com jovens artistas visuais do DF, convidados para, ao longo de dois meses, com encontros semanais online, produzirem trabalhos que fossem permeados pelos temas: Coautoria e Espectador como participador; Diálogos entre a inventividade e o isolamento; A arte diante da barbárie.

Apresentamos Adriane Oliveira Kariú, Bianca Baeza, Bruna de Oliveira, Caio Sato, Danilo Lins, Grazielle Ribeiro, Helena Dalbone, Luana Dinato, Rafael Marques, Sofia Rodrigues Barbosa e Vitória Barreiros.

bottom of page