top of page

sáb., 19 de ago.

|

Brasília

Eu Fantástico

Sob uma abordagem performática e fantástica, a expressão artística é colocada em foco e a oficina procura fervilhar questionamentos voluteis da própria individualidade.

Eu Fantástico
Eu Fantástico

Horário e local

19 de ago. de 2023, 15:00 – 26 de ago. de 2023, 19:00

Brasília, Altiplano Leste, Rua 7, CH 21 - Altiplano Leste - Paranoá, Brasília - DF, 71681-991, Brasil

Sobre o evento

Sobre: Por intermédios dialógicos, experimentais, performáticos e pedagógicos, a oficina se desenrola a partir de uma aprendizagem compartilhada. A vida e a autobiografia são motes metodológicos para criação e buscam incentivar os participantes a refletirem sobre noções como: identidade, assunção e autoficcção. Sob uma abordagem performática, a expressão artística é colocada em foco e a oficina procura fervilhar os questionamentos volúteis da própria individualidade. Pretende, também, ebulir a inerente relação entre o indivíduo e seu coletivo, incentivando uma conduta questionadora e transformativa perante a produção artística. O hibridismo na performance é o caminho pelo qual a prática se expressa e durante a oficina um autorretrato em formato de foto será produzido. O resultado final das produções não procura ser o mais importante, mas sim, os questionamentos e as reflexões, tanto na aplicação de técnicas básicas, quanto no contato com os conceitos.

Rafa Giavoni propõe esta oficina com o intuito de compartilhar alguns pontos abordados por sua pesquisa. A autobiografia surge como proposta metodológica de criação, encarando a autoficção como liberdade poética e artística. O Realismo Fantástico, explorado na literatura de escritores latino-americanos como Gabriel Garcia Marques, caminha de mãos dadas com a ficção, a fantasia e a performance arte, por ter aspecto de impossível, ser inevitavelmente insólito e fraturar a realidade. Como podemos ter uma vivência que desafie o cotidiano e transforme a realidade? Como a arte é potência de experiência e é constituída por um cerne questionador? Como a individualidade é formada pela coletividade e vice-versa? Como podemos, principalmente enquanto artistas, abordar temas significativos para nós e para o coletivo? Como conseguimos nos assumir para o mundo? Como interagir com o Fantástico e criar realidades fraturadas? Como podemos pensar a criação de imagem enquanto experiência e afeto?

Público alvo: Estudantes de artes, não artistas e artistas acima de 18 anos.

A oficina acontecerá em 3 encontros.

Dia 19/08 (sábado) de 15h à 19h.

Dia 20/08 (domingo) de 15h à 19h.

Dia 26/08 (sábado) de 17h à 19h.

Mediadora:

Rafa Giavoni é uma multiartista de Brasília que se interessa pelas realidades fraturadas. Formada em Artes Cênicas, Licenciatura pela Universidade de Brasília, concentra sua pesquisa na metodologia autobiográfica, na autoficção, na performance arte e no realismo fantástico, com enfoque na criação de autorretratos.

Inscrições

  • Inscrição

    R$ 300,00
    Vendas encerradas

Total

R$ 0,00

Compartilhe esse evento

bottom of page